quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Casamento: Não dê ouvidos aos conselhos pessimistas.


UM SUGESTÃO PARA QUEM VAI CASAR:

NÃO DÊ OUVIDOS AOS CONSELHOS PESSIMISTAS.


Enfim, depois de 2 anos e meio de namoro, fiquei oficialmente noiva! Até ai tudo bem, nada de tão espantoso assim para um casal que já está junto há algum tempo, que se dá super bem, blá, blá, blá.... O casal está vivendo um momento legal, cheio de planos para o futuro e sonhos... O casal de pombinhos, feliz e contente com o novo passo, começa a contar para os amigos, conhecidos, familiares, etc. E aí caros leitores (as) é que a confusão começa. Parece que cada pessoa, com base na sua própria experiência, tem um conselho ou dica para dar ao jovem casal. Eu me surpreendi um pouco com as cobranças, informações e conselhos que estariam por vir.

Bem, formalmente um noivado pressupõe casamento logo em seguida ou num espaço de tempo de cerca de um ano. Então a pressão começa: quando é o casamento, quando será a festa? Se sua resposta para o quesito “festa” for: ah, não faremos festa! De forma impressionante algumas pessoas se acham no direito de te questionar por conta dessa “falha grave” que você supostamente estaria cometendo. Outras pessoas mais insistentes, ainda continuam: mas não fará nem um bolo? Casamento tem que ter comemoração! (juro que para alguns eu tenho vontade de responder: “justamente, eu tenho que comemorar não necessariamente chamando você...”). Se sua resposta é definitivamente não, algumas pessoas parecem desoladas... As vezes dá até vontade de inventar que vai fazer algo sobre para pararem de perguntar.

Outro problema é você ter que aprender a lidar com a enxurrada de bobagens que você começa a ouvir. De um lado terá o grupo dos “defensores do matrimônio” e dos “últimos românticos de plantão” – menor grupo – e do outro o grupo dos “divorciados traumatizados” (não sei, mas esse me parece o grupo que mais cresce...) e dos “solteiros convictos”. Vou dividir com vocês algumas máximas que eu já ouvi:

- Antes de casar pense em tudo de bom que você irá perder...

(Acho essa frase uma das piores... você não ganha nada de bom?)

- Não lave as cuecas do seu marido, as mulheres aprendem a lavar as suas calcinhas no banho, você precisa ensiná-lo a fazer isso...

(até faz sentido... mas se o cara não aprendeu até o casamento dificilmente será com a esposa que ele irá aprender...)

- “No início é meu bem, depois são meus bens”.

- Porque você quer casar? Você não precisa disso...

(ah? Como assim...?)

- O casamento é uma instituição falida.

- Casar até tudo bem, só não tenha filhos.

- No início, tudo são flores... depois ele arruma outra e você vai ver só...

(as vezes parece que toda relação amorosa está fadada a infidelidade.)

- Porque casar, se você pode namorar pra sempre...

(será que vocês conseguem adivinhar se ouvi isso de um homem ou de uma mulher?; Eu me pergunto o casamento não poderia ser de alguma forma um eterno namoro?)

- Uma coisa é certa se casamento fosse bom não precisava de testemunha...

- Não espere que o seu noivo mude, ele mudará sim, mas... para pior!

(muito animador ouvir isso... mas é possível que tenha um fundo de verdade.)

- Se você está apenas apaixonada, não se case, faça isso somente se você tiver certeza de que o ama e mais que isso, tenha absoluta certeza de que ele é seu amigo. A paixão vai acabar, o amor pode até balançar, mas a amizade será necessária para que vocês consigam perdoar as falhas um do outro.

(ai algo que eu concordo...)

Quando eu falo de casamento me refiro a qualquer tipo de associação. Pode ser união estável, casamento no cartório, sem cartório, morando juntos, juntos em casas separadas, todas as variações, eu acredito que “junto com fé casado é”. Em tempos de infidelidade constante e muitas relações superficiais, acho que o “casamento”, com todas as suas variações é algo que deve ser bem pensado, mas que não vejo como uma instituição falida ou fadada ao fracasso. Acredito que muitas vezes o problema, com mais ênfase para as mulheres, está na idealização que se faz. Casar não é brincar de casinha, então não devemos esperar um conto de fadas. Muitas pessoas também casam esperando que a outra pessoa mude o que dificilmente isso ocorrerá. Se algo que o seu parceiro (a) faz te irrita ou que você deteste, você deve logo pensar em como irá lidar com isso, exemplo: se você se irrita constante com a desorganização de seu parceiro (a) imagina quando dividirem o mesmo espaço, pois isso será elevado à décima potência!

Não existe uma receita de bolo para o casamento perfeito, casar é não algo fácil, é preciso avaliar, reavaliar e avaliar de novo antes de juntar as escovas de dente. Mas acho que as dificuldades não devem servir como desincentivo ao casamento, até entendo que tenha muita gente traumatizada por aí, mas vamos com calma, cada caso é um caso. Não concordo totalmente com essas pessoas que criticam o casamento, porque tais críticas precisam ser entendidas por dois ângulos: na maioria dos casos, os “críticos” falam da sua experiência ruim, ou seja, um casamento que não deu certo, por outro para que chegassem a essa conclusão tiveram que casar, vivenciaram a experiência para saber como é. Segundo o IBGE, a cada quatro casamentos temos um divórcio. Espero estar em os três, mas se não der não deu... O que vale é tentar ser feliz! Se fosse dar um conselho para um casal que está pensando em “casar” eu diria: não dê ouvidos aos conselhos, cada relação tem suas particularidades, você não pode ter certeza se dará certo ou não, então tenha a sua experiência, apenas isso. E não dê ouvidos aos traumatizados de plantão!


Isabele de Matos

2 comentários:

  1. Apesar de ter minhas concepções sobre o casamento, eu acho que “colocar água no chopp” de um casal recém casado é uma falta de sensibilidade. Concordo com você, não existe receita de bolo, e quem tem que perceber os possíveis problemas (ou não) do casal não são os outros, mas os próprios noivos e ninguém tem nada com isso!!!!

    Ih, agora me lembrei... hoje mesmo eu perguntei se não ia ter festa..... falha minha, mas não foi por mal é que estou num momento festeiro de minha vida.

    Ótimo post!!!

    ResponderExcluir
  2. Depois que você casar, a pergunta vai mudar para "E quando vão vir os filhos?" rsrs

    ResponderExcluir